quinta-feira, 28 de maio de 2009

O POVO entrevista mestre de cultura e coordenadora do Projeto em 1ª Lugar na categoria EJA

O POVO 15 de abril de 2009

PRÊMIO CONTRUINDO A NAÇÃO

Dez escolas públicas são premiadas

Cidadania. Esta foi a palavra que norteou a entrega do Prêmio Construindo a Nação 2008/2009 a dez escolas públicas cearenses, realizada ontem na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec). Entre as ações vencedoras, projetos voltados para a saúde e valorização da cultura. A premiação é uma parceria entre o Instituto Cidadania Brasil, a Confederação Nacional da Indústria e o Serviço Social da Indústria. No total, 40 escolas concorreram ao prêmio.

O Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) Donaninha Arruda, de Baturité, obteve a primeira colocação na sua categoria com o projeto Folguedo do reisado em Baturité. Célia Torres, 48, ajudou a levar o reisado para a escola. "Minha neta e uma filha minha estudam lá. Somos uma família tradicional desta área", ressalta. Para a coordenadora do Ceja, Glícia Maria, o projeto ajuda a preservar a memória local. "A comunidade tem a escola como referência do reisado", destaca Glícia.

Já a Escola de Ensino Fundamental Mariêta Guedes Martins, de Fortaleza, foi a primeira colocada na categoria Ensino Fundamental com o projeto Saúde e Educação: uma parceria para além dos muros da escola. O objetivo foi o de trabalhar o combate à dengue, formando mini-agentes de saúde e orientando alunos e comunidade. "A escola fica no Parque Santa Rosa, uma área carente. No total, 150 pessoas receberam informações ou foram encaminhadas a postos de saúde com suspeitas da doença", ressalta Carlos Eduardo, diretor da escola.

De acordo com o presidente da Fiec, Roberto Macedo, a premiação valoriza o papel do educador e estimula a participação de alunos em projetos da escola e da comunidade. "Eles também aprendem a tornarem-se empreendedores, contribuindo para uma cidade, um País melhor", destaca Macedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário