quarta-feira, 29 de abril de 2009

E o CEJA de Baturité é uma das escolas premiadas no "Construindo a Nação"...

CONSTRUINDO A NAÇÃO (14/4/2009)


Escolas do Interior são maioria em premiação

O objetivo do prêmio é destacar soluções das escolas no apoio às comunidades.
Mais uma vez, as escolas do Interior do Ceará foram destaque no Prêmio Construindo a Nação. Na versão estadual da edição 2008-2009, oito das dez agraciadas estão localizadas em municípios interioranos.
Além disso, 32 das 40 escolas que concorreram ao prêmio são de municípios cearenses. A solenidade de premiação ocorre hoje, às 15 horas, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), em Fortaleza.
A premiação é realizada pelo Instituto da Cidadania Brasil, Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Serviço Social da Indústria (Sesi), tendo a coordenação estadual do Sesi/CE.
O objetivo da comenda é destacar, valorizar e mostrar como exemplo, criando referências, as ações que escolas públicas e privadas realizam com a presença ativa de seus alunos no diagnóstico e promoção de ações práticas de solução para problemas das comunidades onde estão situadas.
Visa ainda valorizar o papel do educador no processo de formação do aluno como cidadão e preparar os estudantes para a vida do País, a partir da aprendizagem obtida na convivência com as demandas sociais das respectivas comunidades.
Na categoria Ensino Fundamental, o primeiro lugar ficou com a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Marieta Guedes Martins, de Fortaleza, com o projeto “Saúde e Educação: uma parceria para além dos muros da escola”.
Na modalidade Ensino Médio, a primeira colocação ficou com o projeto “Um olhar sobre o Legislativo de Jaguaribe: uma análise da atuação dos vereadores”, realizado pela Escola Estadual Fundamental e Médio Gustavo Barroso, de Jaguaribe.
Na categoria Educação de Jovens e Adultos, o ganhador foi o Centro de Educação de Jovens e Adultos Donaninha Arruda, em Baturité, com o projeto “Folguedo do reisado em Baturité”.
Já o Centro Educacional Pio Rodrigues, de Trairi, receberá menção honrosa pelo projeto “Caminhos da Leitura: um circuito de descobertas”.
Todas as escolas participantes da premiação recebem certificado de reconhecimento. A escola vencedora em cada categoria receberá um notebook e troféu. Os segundos colocados receberão uma filmadora digital. Já os projetos terceiros colocados ganharão uma câmera fotográfica digital.
O projeto “Um olhar sobre o Legislativo de Jaguaribe: uma análise da atuação dos vereadores no período 2005-2008”, da Escola Estadual Gustavo Barroso, foi originado a partir da reação negativa dos alunos quando o assunto era política. A direção da escola resolveu estimular os jovens e integrantes da comunidade ao interesse pelo tema. A idéia era compreender o trabalho realizado pelos vereadores de Jaguaribe. Para isso, foi preciso pesquisar as funções do cargo e acompanhar a rotina das autoridades.Nos dias de visita à Câmara, os estudantes preenchiam planilhas previamente elaboradas, onde eram analisados os projetos em andamento, votação, atas e a frequência dos políticos. Os jovens desenvolveram um roteiro de entrevistas e fizeram um bate-papo didático com os vereadores sobre sua atuação e projetos.
Já o projeto “Folguedo do Reisado em Baturité”, da Escola Donaninha Arruda, deu-se a partir da consideração de que o reisado é uma manifestação cultural que revela mitos e elementos do imaginário popular. Rodas de diálogos foram realizadas na comunidade. Os estudantes perceberam que muita gente da cidade conhecia e participara anteriormente do folguedo, provocando ainda mais a curiosidade dos envolvidos em conhecê-lo.
Mais informações:Solenidade de outorga do Prêmio Construindo a Nação
Hoje, às 15h, Auditório Waldyr Diogo, térreo da Fiec, em Fortaleza, (85) 3421.5435


FONTE: http://http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=630458

Nenhum comentário:

Postar um comentário