sábado, 18 de abril de 2009

Oficina "O Cordel do Boi" - Facilitador: Prof. João Batista Tabosa (Pacoti/CE)

Um cordel, fruto da oficina...

BUMBA – MEU – BOI
Raimundo Alves de Araújo - Eterno estudante do CEJA/Projeto FORMAR

I
O Bumba- meu –boi pra mim
É escola é canção
Com bom exemplo de vida
E boa recordação
Onde curti minha infância
E hoje volto criança
Nesta participação

II
Aqui estou no presente
Revivendo o passado
Em meio a tantos jovens
Todos muito dedicado
Lembro-me do meu vovô
Vaqueiro aboiador
Quando conduzia o gado

III
Tinha o seu chapéu de couro
As esporas e o gibão
Um cavalo corredor
Coragem que nem leão
Um cachorro bom de gado
Que andava lado a lado
Com seu cavalo campeiro
Dele eu posso me orgulhar
Do seu bonito aboiar
E um valente vaqueiro

IV
Sempre ia pro sertão
Pra seu roçado plantar
E correr atrás de boi
Pra derrubar e laçar
Dançava o bumba-meu – boi
E muito admirava
A viola e a canção
Enfim um preservador
De riquezas e valor
Das belezas do sertão



V
Falava da lua cheia
E seu belo clarear
As histórias de Trancoso
O xote bom de dançar
O beiju a farinhada
O cantador a toada
Do violeiro a tocar a bonita serenata
Na porta da namorada
Pra fazer ela acordar

VI
Enfim tudo é lembrança
Com gostinho de saudade
Dentro da realidade
Que aqui posso encontrar
E ao CEJA saudação
Onde dei minha lição
E estou sempre a rimar
Numa família modesta e assim pra mim a festa
Me faz sempre recordar


Baturité, 13.03.2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário