quarta-feira, 22 de abril de 2009

SEDUC divulga premiação das escolas no Prêmio Construindo a Nação

Dez escolas do Ceará vencem o Prêmio Construindo a Nação
Fortaleza, 24/11/2008

Um total de 10 escolas cearenses venceu o Prêmio Construindo a Nação 2008-2009, realizado pelo Instituto da Cidadania Brasil (ICB), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Social da Indústria (SESI).
O Prêmio tem o objetivo de destacar e valorizar as ações que as escolas públicas ou privadas do Ensino Médio, Fundamental e de Jovens e Adultos (EJA) realizam junto com seus alunos para solucionar problemas nas comunidades onde as escolas estão situadas. Além disso, busca valorizar o papel do educador no processo de formação do seu aluno como cidadão e empreendedor.
A premiação abrange 20 estados brasileiros. O projeto “Um Olhar Sobre o Legislativo de Jaguaribe - Uma Análise da Atuação dos Vereadores no Período 2005-2008” da Escola Gustavo Barroso, de Jaguaribe, ficou em 1° lugar na modalidade do Ensino Médio.
A coordenadora do projeto, Aline Teixeira Peixoto, explica que o objetivo era criar um perfil do Legislativo da cidade e posteriormente elaborar um projeto de lei de iniciativa popular para ser julgado na Câmara. De acordo com Aline, será elaborado um questionário para levantar junto à população, quais os principais problemas da cidade e assim criar o projeto de lei. Os alunos estão tendo ainda durante o projeto a oportunidade de visitar a Câmara dos Vereadores.
O Centro Educação de Jovens e Adultos João da Silva Ramos, localizado no município de Camocim, conquistou o 3º lugar na modalidade Ensino de Jovens e Adultos. A vitória foi possível através do projeto “Vida Sim, Drogas Não”, que segundo a coordenadora do CEJA, Cecília Monção Monteiro dos Santos, está em desenvolvimento desde agosto com o objetivo de tirar os alunos da ociosidade com atividades artísticas e culturais, além de palestras sobre os direitos humanos, a origem da vida, a importância da família, entre outras. Ainda segundo Cecília, vencer o Prêmio Construindo a Nação é importante para incentivar a participação dos alunos nas atividades que a escola promove.
O evento de premiação está previsto para março de 2009 e todas as escolas que enviarem seus projetos e se enquadrarem no regulamento receberão um certificado de participação.
Escolas do Ceará que venceram o Prêmio Construindo a Nação:
ENSINO FUNDAMENTAL
  • Fortaleza- E.M.E.I.F. Marieta Guedes Martins- Saúde e Educação: Uma Parceria para Além dos Muros da Escola Juazeiro do Norte
  • E.E.F. Dona Clotilde Saraiva Coelho - Dengue, Para Que te Quero?
  • Escola SESI Padre Azarias Sobreira - Arborizar é Semear Vida.

ENSINO MÉDIO

  • Jaguaribe: E.E.F.M. Gustavo Barroso - Um Olhar Sobre o Legislativo de Jaguaribe - Uma Análise da Atuação dos Vereadores no Período 2005-2008.
  • Trairi: E.E.F.M. Raimundo Nonato Ribeiro - Algas, Diversidade Ficológica e Fonte Alternativa de Alimentos E.E.F.M.
  • Centro Educacional Pio Rodrigues - Caminhos da Leitura: Um Circuito de Descobertas. Fortaleza: E.E.E.M. João Mattos - Formação de Lideranças
ENSINO DE JOVENS E ADULTOS
  • Baturité : CEJA Donaninha Arruda - O Folguedo do Reisado em Baturité
  • Crato : Escola SESI Hermenegildo de Brito Firmeza - Passo a Passo para a Cidadania.
  • Camocim : CEJA João da Silva Ramos - Vida Sim, Drogas Não! Em Defesa da Vida Humana.

Fonte: SEDUC - ASSECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário